domingo, 13 de fevereiro de 2011

Melhora contínua e permanente

Todo tempo é tempo de mudar.
Mudamos quando não queremos, quando queremos. E às vezes ao tentarmos mudar, percebemos que estamos apenas fugindo (ou tentando) da realidade e continuamos os mesmos.

Acabo de voltar de uma rápida viagem ao RJ (minha cidade natal) para o aniversário de 90 anos do meu avô (Parabéns Vô Tião!!! ) e como 6h de estrada não passam muito rápido, tive bastante tempo para pensar na vida e nas coisas que devem mudar.

Percebí que há diversos tipos de mudanças que precisam acontecer comigo: Mudanças de humor (sou mto nervosinha!!!!), mudança de estado de espírito, mudança de comportamento, de atitude.
E acredito que tudo começa pelo seguinte princípio: "se a situação não muda, mudo eu".
Certa vez tive uma palestra com Eduardo Zito no Yázigi sobre Kaizen - melhora contínua e permanente. Para quem não conhece, o kaizen é basicamente você se livrar de tudo que te impede de ser feliz: na sua vida pessoal, profissional, amorosa.
Eu amei uma pessoa durante mais de 3 anos. Construímos uma base sólida de relacionamento e de repente, essa base foi rachando, rachando, e não paramos (não vem ao caso de quem é a culpa realmente) para repará-la. Resultado: essa base ruiu. Quando percebemos, tentamos juntar os pedaços, mas percebí que ela já era. E hoje, me vejo tentando juntar os pedaços sozinha, muito trabalho para fazer sem ajuda. NÃO dá mais. Sozinha eu não consigo juntar tudo que se quebrou, achar os pedaços perdidos e colar novamente.
Eu larguei aa área de educação porque em dado momento da minha vida, precisei pensar mais no dinheiro do que na minha satisfação profissional. Mas já estou com projetos de mudar isto de alguma forma, como comentei no post anterior.
Eu dei atenção demais, gastei muita energia com "amigos", pessoas que pensei que tinham por mim o mesmo carinho que tinha por elas, e me enganei. Eu via que não era mais a mesma amizade, mas persistí. Me machuquei, mas hoje percebí.

Eu fiz tudo ao contrário do que aprendí no workshop sobre kaizen. Se eduardo Zito, meu ex-coordenador e grande amigo hoje soubesse de tudo isso, iria ficar chateado (rsrs).
E o pior: quando você junta tudo isso, só percebe o quanto precisa mudar quando já está bem ruim. Esta foi a reflexão que fiz nas 12h de estrada que tive este final de semana (6h ida + 6h volta).

Como lição de casa para mim mesma, ficou: reler o material que ainda tenho em meus arquivos sobre Kaizen.
Se eu puder lhe dar uma lição de casa, caso você passe por uma situação semelhante: remova de sua vida TUDO que te faz mal, seja uma pessoa, uma situação, uma atividade que não gosta... Goste de quem gosta de você. E não olhe para trás, porque o meu mal é que sempre olho para trás e fico pensando no "e se...?"

Faça a melhora na sua vida ser contínua e de uma forma permanente.

KAIZEN

Leticia

2 comentários:

  1. Letícia...
    Está aqui te escrevendo uma pessoa que passou por muitas mudanças na vida e todas dolorosas. O que eu posso te dizer é que pra não desmoronar precisamos aceitar as mudanças, foi o que me ajudou a não enlouquecer. Trabalhei muito para não ver o tempo passar (se isso é bom não sei...) mas funcionou. Quanto ao trabalho, penso que vc poderia ver algo na área da educação, senão por dinheiro por prazer. Tenho uma idéia, se vc quiser depois conversamos pessoalmente.
    Bjs e boas mudanças, e qto as decepções... o importante é termos em mente claro o que fizemos e o que deixamos de fazer, quando elas não nos matam nos fortalecem.
    Bj e caminhada florida!!

    ResponderExcluir
  2. ~´E, teacher... ésempre bom ouvir de quem já passou por isso. Já sofri bastante tbm, mas nunca foi tão dificil mudar qto agora. Não sei o q acontece!!!
    SIMMM, vamos conversar sim... a hr que tiver um tempinho livre, me avise.

    Bjksss e obrigadaaa :)

    ResponderExcluir

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)