sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

E o nome em português para White Bribes é...

Gente, começo o post de hoje com um BIG confesso (como diz Ana Claudia): Eu passei um perrengue esta semana para decidir o nome de White Bribes em português.
Foram várias horas de almoço rabiscando numa folha sulfite com lápis 2B (eu adoro rabiscar em folha sulfite com este tipo de lápis - cada louco com a sua mania!), fazendo brainstorms loucos em minha cabeça, anotando todos os nomes, eis que surgiu uma lista de 15 nomes, depois de 10, 8... e aí 4.
Eu tinha chegado ao meu limite de cortes daquele dia. Bateu o desespero e eu escrevi para Ana Claudia, minha profe de dança do ventre e também escritora (http://surtoescrito.blogspot.com/), para ela me ajudar a afunilar mais. Liguei para a coitada no horário do almoço (do meu almoço, e talvez do dela) e ficamos conversando sobre os títulos.

Naquele dia, fui dormir pensando nos nomes, acordei decidida. Fiz um 'mock up' da capa com a foto que usarei e pronto! Era aquilo, mas, alguma coisa estava estranha, faltando. Eu estava 98% satisfeita, aqueles 2% pareciam me indomodar.
Chamei um de meus "júris técnicos" no msn (Eduardo Guimarães) e pedi a seguinte opinião: Escolha dentre os 4 nomes, ou sugira algum, mas que não fuja deste contexto. Ele fez os 2, escolhei e sugeriu. Em sua sugestão, eu fiquei confusa, pois ele conseguiu chegar à uma tradução muito próxima que eu queria ter chegado e não consegui. Aí a dúvida recomeçou.

Foram algumas horas pensando, e nenhuma decisão. Mandei novamente os 2 'mocks' que fiz da capa para Ana Claudia, e ela me veio com mais confusão mental (rsrsrs) uma terceira sugestão, que incrementaria o meu trabalho.
Bom, a decisão estava nas minhas mãos. Sentei no note em casa para escrever o capítulo 6,que eu estava ansiosa para escrever sobre ele (uma grande festa secreta onde muitas coisas acontecem, uma mistura de sentimentos). Terminei o capitulo e pensei: Decidi-me.

Portanto,é com muito orgulho e satisfação que revelo o nome em portugues para a minha novel (quisá um dia, um livro) - nem sei pq estou fazendo tanto suspense, rsrs Mas que rufem os tambores.... :-P

White Bribes - Don't tell anyone (versão em inglês)
Doce Inocência - O subornável mundo de Melanie Delacroire




Pronto! Divulgado! Capa, dedicatória e contra capa. :-)

Espero que curtam as estripulias de Melanie e aproveitem!

Cheers,

Leticia

Um comentário:

  1. Gata amei!!!!
    Ficou tudo de bom o post com o "comunicado oficial". Agora a Melanie tem rosto e domicílio (um livro!)!!
    Parabéns, adorei a escolha, a dedicatória e a contra capa!!!
    bjs!!

    ResponderExcluir

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)