quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Atacama e suas origens! - based on Explora

Atacama quer dizer, no dialeto atacamenho, metade dia e metade noite.

Chegamos em Santiago no sábado a noite para pegar o vôo das 7h da manhá de dois dias depois.
Nervosismo e curiosidade eram os sentimentos que afloravam em mim.
Mas... um deserto? O que tem lá? Bom, eu sei o que nao tem, ÀGUA! rs

Alias, ha explicaçoes geologicas do porque o Atacama é o deserto mais seco do mundo: há pelo menos 4 cordileiras que o cercam da parte oeste, barrando nuvens de chuva e humidade.
A leste, hà a cordilheira dos Andes que tambem barra estas humidades.

Chove no Atacama em média, 4 vezes ao ano (10% do ano), e neva no verao!!! (sim, NEVA no VERAO)!
Explicaçao: Inverno boliviano eh retido pelo deserto que acaba trazendo essas nuvens para o outro lado da cordilheira (claro q a minha explicaçao eh mto mais curta do que a dps Guias) rsrsrs

Chegando ao aerodromo (sim, Atacama nao tem aeroporto, e sim aerodromo - avioes de pequeno porte principalmente) e pegamos a van do Explora.
Ao entrarmos em Calama, começamos a ver uns pequenos vilarejos e finalmente chegamos a San Pedro de Atacama, onde eh a base do Hotel Explora.
A cidade tem pouco mais de 2000 habitantes e é um povoado. Existem 4 quarteiroes com muitas lojinhas de artesanato, museu e igreja. E claro, restaurantes. O povoado de San Pedro eh bem aconchegante mas simplorio, com casas feitas de pau a pique e o principal meio de transporte eh cavalo e bicicleta.
Mas fato surpreendente: em meio de tanta simplicidade, quando chegamos à praça da igreja, tinha internet WI-FI gratuita, na praça...rsrsrs

Os atacamenhos mostram um otimo senso de uniao e preservaçao de cultura. Eles se ajudam e trabalham em grupo. Vivem basicamente de agricultura e têm meios de irrigaçao de plantaçoes e de solo bem primitivos, dos tempos dos Incas. Entao, uma vez ao ano, o povo atacamenho se junta para fazer limpeza das folhas que cairam no outono e inverno nesses dutos e assim, a agua eh recebida de vilarejo em vilarejo, de casa em casa e todos ajudam e todos recebem.

Alem de paisagens exuberantes e atividades fantasticas para se fazer por aqui, o povo atacamenho pode disfrutar de serviços a comunidade que eh oferecido pelo Explora.
Aqui se conhece gente de todo o mundo havendo um mix de muitas culturas e linguas. Barreiras linguisticas sao praticamente inexistentes, acreditem se puderem!!!

Um passeio que vale MUITO a pena fazer e refazer.
Nos proximos posts comento mais detalhadamente cada passeio.

Hasta luego!

Leticia (from Atacama)

Um comentário:

  1. Uhu que demais!!
    Adorei as explicações, mais ainda em informar um pouco da história e costumes locais. Curta muito!!! bjs!!

    ResponderExcluir

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)