sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atacama y los Caballos

Atacama é a terra onde tem os melhores cavalos do mundo. É o que sempre ouvi dizer dos cavalos daqui. Bueno, para ser sincera, nao sei se posso dizer que sao OS MELHORES, pois eu teria que ter um parâmetro de comparaçao, coisa que nao tenho.
Mas começo dizendo que aqui no Explora, os cavalos sao extremamente bem cuidados (ponto pra eles!) e os guias muito atenciosos.

Antes de minha primeira cavalgada (passeadinha ao redor do quarteirao, rsrs), os guias ensinaram-nos a nos proteger com capacetes, polainas de couro e usar calças grossas (sim, elas PODEM rasgar!rs).
Antes de subir no cavalo, eles te ensinam como coordenar o cavalo, como guia-lo: Puxar as rédeas sempre com os dois lados por igual, deixá-las sempre bem justas ao cavalo (daí vem a expressao "com redeas curtas" que sempre ouvimos da mamae  e da vovó, rsrs - significa que o cavalo tem pouca mobilidade além do que vc permitir), e sentir o cavalo antes de sair enforcando-o com as rédeas, pois elas sao prezas à boca dele, ou seja, alguns sao mais sensiveis outros precisam de um puxao mais forte.

Pronto, voce pensa, já pode sair cavalgando!
Tecnicamente, sim. Montamos nos cavalos e começamos a andar (ou, faze-los andar).
Aprendemos que: cavalo é um ser humano, portanto, tem vontade propria. Ele VAI tentar te desobedecer, VOCE precisa mostrar quem está no comando, se nao ELE estará no SEU comando!

Pronto, liçao numero 1 sobre cavalgadas aprendida!
A liçao numero 2 foi que, cavalo tropeça, assim como a gente. Ele escorrega, assim como a gente. Guie seu cavalo e preste atençao aonde ele está pisando.

Liçao numero 3: Cavalo quando corre, abaixa a cabeça (pois seus olhos ficam mais acima e ao lado, eles precisam dessa visao para correrem), voce precisa soltar, mas nao muito, as rédeas dele um pouco, se nao, ele tenta soltar e acaba te derrubando (náo, eu nao caí, mas quase, hehehehe).

Liçao numero 4: Cavalo é um ser humano, ele tambem se assusta com passaros, barulhos, cachorro, pessoas. Se ele começar a "se rodear" e voce perder o controle ou deixar o corpo duro, com medo, o primeiro a cair é vc, e nao o cavalo.

Liçao numero 5: quando o cavalo pára pra fazer necessidades, voce deve levantar-se da sela e apoiar-se apenas nos pés, para liberar o rim do cavalo.

Em minhas duas experiencias aqui nos cavalos do Explora, percebi que os cavalos tambem tem personalidade, sensibilidade e sabem quando voce nao está no comando (essa é a hora que eles pensam: oba! vai ser divertido!).
Ranchera é uma égua dispersa. Ela cavalga muitas vezes olhando tudo ao seu redor, como se nao conhecesse o caminho direito. Tem personalidade forte, é agitada mas nao é brava.
Suegra e Upsalah sao éguas dóceis no geral. Suegra respeita mais as órdens dadas mas nao podia ver um verdinho no caminho que queria parar e comer. rsrs
Porém, consegui pegar o jeito dela cavalgar e ja sabia quando ela ía querer trotar ou andar :-D

Bem, voltando ao comentário dos MELHORES cavalos do MUNDO, quanto a isso nao posso dizer. Mas consigo dizer a sensaçao que é estar em cima do cavalo em diferentes momentos:
INICIO: vc se apavora, claro, é algo fora da realidade de SP.
DEPOIS: liberdade, respeito para com o animal, admiraçao e, novamente, liberdade.

AMEI a experiencia de aprender e praticar a cavalgada e espero ter a oportunidade de faze-lo novamente. Seja aqui em Atacama ou em qualquer outro lugar.

Últimos beijos de Atacama!!!!

Leticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)