quarta-feira, 29 de junho de 2011

Índice Café Expresso

Acredito que muitos conheçam o chamado Big Mc Index, ou o ìndice Big Mac, "índice calculado sobre o preço do Big Mc em mais de 100 países" (wikipedia).
Seguindo ainda o exemplo do Wikipédia, se um big mc custa 3 dólares nos EUA e 3 euros na Europa, então 1 dólar = 1 euro. Acompanhou?

Bem, o princípio parte de que Big Mc tem no mundo todo. E Mc Donalds é uma cadeia de fast food padrão para lo mundo todo.
Então, eu lanço o meu índice: Café Expresso Index.

Tendo em vista que eu tomo muito mais café do que como Big Mcs (ainda bem!) rsrs consigo ter uma noção boa do quanto o café varia de preço nos países.
É claro que o Bic Mc Index tem explicações e conceitos muito mais complexos do que o meu índice do café...rsrs O meu índice não tenta explicar a economia, a inflação e nem saber quanto tempo tenho que trabalhar para pagar o meu café.
A idéia é ilustrar que, saindo para tomar café aqui no BR, você acaba gastando uma grana. Existem as famosas franquias de café (Fran's, Khopenhagen, Café do Ponto, Havanna Café, etc) que em média, cobram R$3,50 pelas suas deliciosas xícaras de café expresso.
Sou suspeita pra falar que todas as citadas acima são muito boas! :)

Acho que R$3,00 (em média) por um café é MUITO caro. Mas tomo, porque aprecio, gosto e me mantém acordada!
Mas eu nunca vi um café expresso custar tão caro quanto no Chile #prontofalei
Em média, nos shoppings centers você paga 2.000 pesos (R$8,00).Sim, pasmem. E a qualidade do café? HORRÍVEL! Eu nunca tomei um café tão ruim quanto no Chile.
Eles entucham o pires do café com biscoitos amanteigados e não te dão um copinho pequeno com água com gás, te dão um copo americano de água com gás (pra que? cadê o finesse???? rsrs).

Me lembro de quando fui à Buenos Aires que em cada esquina você via um Havanna Café, todos eles eram deliciosos e não muito caros. O mesmo aconteceu nos shoppings de lá. Café bom é café caro. Café não tão bom sai mais  barato, como aqui no BR.

Ah, se tem uma coisa que senti falta quando estava lá foi o meu bom e velho café brasileiro. Chegando aqui, além de pareciar um baita café gostoso, parei de reclamar dos preços. Fui ao Fran's café hoje e paguei sorrindo meus R$3,20 num expresso de qualidade, com uma espuma densa e forte.
Veio um pedacinho de brownie no pires e um copinho pequeno de água com gás. As medidas ideias para uma xícara de café pequena.

Barato, não é! Mas é sim, MAIS BARATO. Mas o meu índice café expresso me diz que vale MUITO mais a pena tomar um café no BR do que em alguns outros lugares do mundo ;-)

Até o próximo post!

Leticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)