quinta-feira, 24 de março de 2011

Qu'est-ce que vous avez dit?

Nossa, hoje a missão é mais tirar as teias do blog do que outra coisa...rsrs
Claro que esses dias que não tenho postado, quando eu tinha tempo para respirar,eu lembrava do blog e chegava a abrir a página de "Novo Post", mas não saía nada de muito produtivo. E não que agora vá sair (rsrsrs) mas me deparei com uma situação muito engraçada ontem.

Abri o meu email pessoal como de costume depois do almoço aqui no escritório e vi um nova mensagem na caixa de entrada. Dentre os e-mails das meninas da dança (trocamos sempre uns 300 e-mails por dia...rsrsrs) e spams e avisos de post no facebook, vi o email de um amigo que há tempos não falava com ele.
Matthieu Boulanger (lê-se 'Matiê' - com biquinho), um amigo que conhecí há MUITOS e MUITOS anos no http://www.penpalworld.com/, o melhor site do mundo para conhecer gente do mundo todo. Você cadastra um perfil e pode mandar email para pessoas no mundo todo.
Matthieu e eu começamos a ser amigos através desse site e muitas trocas de email em inglês. Ele é da França e o conhecí justamente quando estava fazendo aula de francês em 2007 (eu achei que com alguns meses de aula estaria arrasando na língua...ahuahuahaha). Fui eu quem puxou papo com ele pois o intuito era conhecer um pouquinho da França, da cultura e , porque não, praticar a língua um pouquinho.
É claro que também não foi por acaso, Matthieu é um GATO! rsrsrs
Trocamos muitos emails naquela época e ele me encorajava a usar o francês e ele me corrigia. Davamos muita risava nos emails pois eu errava um pouco sim...rsrsrs

Passamos a nos comunicar via Skype e era mais engraçado ainda, pois para escrever eu super me aventurava no francês mas para falar, eu tinha vergonha. Eu falava e ele ria...srsrrsrsrss Ele corrigia o meu sotaque e quando eu achava que estava super igual ao dele, não estava....
ARRRGGHHH, nunca vou aprender francês!!! Mas ele sempre me encorajava, falando "vous avez amélioré, Leti."
QUE SAUDADE DO MAT!!! Foi muito legal receber um email dele depois de muito tempo. O grande problema foi que, como isso tem mais ou menos 4 anos e eu estava no básico 1 e 2 do francês, ele pensou que eu não havia parado de estudar e escreveu TODO o email em francês...ahuahuahauhauhauhua

Me ferrei! rsrsrs Sabe aquela sensação que todos nós já sentimos mas não lembramos, de criança pequena quando está aprendendo a falar... começa a fazer sons. A criança quer falar, quer soltar as primeiras palavras mas não tem vocabulário, e só sai sons....ahuahuahuahauhuaha
Foi a minha reação ao ler (ou tentar ler) o email. Eu queria responder e não consegui assim naturalmente...rsrsrsrsrs Como de repente eu escreveria em português e até mesmo em inglês!!!
ahuahuahauhua...MORRI! Foi engraçadíssimo.

Dentre tantas coisas que pensei em escrever (em francês), a única que conseguiu formar uma frase completa e que faria sentido para ele e que eu tinha a certeza de que estaria correta, que ele entenderia o que queria dizer sem fazer papel de boba, é: QU'EST-CE QUE VOUS AVEZ DIT? 
(Ou, O QUE VOCÊ DISSE? - em português).  AHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAU

Pensei em responder para ele em inglês, mas vai, farei um esforço para relembrar meu pouco conhecimento da língua e responder para ele. rsrsrsr
Matthieu est marié. Mat está casado. Ele foi morar nos Estados Unidos para fazer pós graduação e está muitíssimo feliz. Ao entender algumas frases e palavras do email e ir relembrando, fiquei feliz dele ter lembrado de me dar a boa nova, depois de muito tempos sem nos falarmos!!

Agora, me resta uma nota mental: Voltar a estudar francês para relembrar o que aprendi e aprender o que ainda não aprendi. Preciso contar as minhas novidades em francês também...rsrsrs

Au revoir!!!

Leticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)