quarta-feira, 16 de março de 2011

Brasil...sil...sil...sil: Desabafos de uma pequena empresária

Hoje, resolvi usar o espaço do Cotillion Dance para gastar um pouco do meu lado Economista. Como uma (agora) empresária e economista, leio bastantes jornais. Sempre ouço falar de leis brasileiras, reformas tributárias, disso e daquilo, de burocracia atrás de burocracia e ainda assim, ver brasuca burlando o sistema! "Ahhhh, se isso fosse nos Estados Unidos"... sempre ouço meu pai falando quando ouvimos novas falcatruas no Jornal Nacional.

Bem, como alguns de vocês têm percebido pelos meus posts no facebook, minha semana está sendo do capeta! Sério! A começar que para mim, sexta feira é um dia sagrado, normalmente tranquilo e sem complicações. As pendências que surgem depois das 16h, ficam pra 2a feira...rsrsrs
Minha sexta feira passada foi um caos (vide post anterior). Saí do trabalho 20h30 (ok, com direito a HH depois) e final de semana não descansei muito (e quem consegue descansar com apenas 2 dias?).

Segunda feira a minha luta continuou. Deixa eu explicar:
Eu e minha irmã abrimos uma empresa. Esta empresa, que é hoje meu ramo de atuação se chama Goodbiz Export Import Ltda. E como o próprio nome sugere, no ramo de comércio exterior. (é uma extensão da Goodbiz Global Commerce - antiiiiiga, criada por meu pai, mas isso não vem ao caso).

Bem, é tudo muito lindo no início de abertura de empresa: você começa a xerocar uma pilha de documentos seus, corre com tudo pra contadora e tudo tem um prazo pra Receita Federal e alguns dias depois, o contrato social é gerado e seu nome conta lá: "Fulana de Tal, portadora do RG número 'xxxx' e do CPF número 'yyy', EMPRESÁRIA (ahhhh mulééékkkk!)..."etc. Você confere tudo, lê achando que entende das leis que lá estão descritas e assina. PRONTO! Você é um empresário!
Mais tarde sai o seu número de CNPJ e se aplicável, a Inscrição Estadual. UFA! Legal! (vc pensa...).

Depois vc passa horas a fio num cartório abrindo firma, reconhecendo firma, autenticando documentos, pegando filas gigantescas e pagando taxas astronômicas!!!

Aí, a não ser que a sua empresa seja de prestação de serviços e não emita Notas Fiscais (NFs), sua vida vira um inferrrrnooo!!! rsrsrs

P.S: Agora, muitas empresas PRECISAM do Certificado Digital para operarem, aí vc paga mais algumas taxas, espera mais alguns dias, tira esse tal certificado e já pensa: "Poxa, como isso é burocrático!", mas a burocracia nem começou!!!

Voltando: O software de gestão empresarial que utilizamos comporta um programa gerador de NF eletrônica, então, instalamos. Aí baixa-se o Emissor de NF-eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (homologação e produção, sendo o primeiro para testes que DEVEM! ser feitos e o segundo para gerar notas de verdade).
Depois de mais de 8h de instalação, UFA! (vc pensa novamente, ingenuamente...).
Você se descabela para aprender a emitir uma nota fiscal, alinhar tds os parâmetros do sistema, da nota (pq ela também tem que sair visualmente bonita para o cliente), acertar os tributos e impostos que se paga pelo tipo de produto que você vende (DEUS, COMO ISSO É DIFÍCIL e BUROCRÁTICO! - vc pensa, agora corretamente!) e por aí vai. São pelo menos 2 dias ajeitando isso tudo, aprendendo a emitir e cancelar NFs e boletos.
Liga para a contadora de 10 em 10 minutos perguntando sobre tarifas, taxas, tributos, impostos, e para saber qual a classificação fiscal do seu produtos (HÃ??? É, ISSO EXISTE!) pois não pode sair nada errado na NF, se não, você estará SONEGANDO, meu amigo!!!

Neste interim, são contratos que vão para cá, para lá, comprovantes de endereço, contratos de locação de escritório, cartão CNPJ, erros nos contratos que devem ser redigidos novamente e assinados pela quadragésima vez. Você sente que está ficando louca aos pouquinhos e não aguenta mais assinar papel. E os pedidos de compra não entram, ou seja, você está gastando uma nota preta e não está vendendo nada ainda, pois sua empresa começou agora, certo?

P.S2: Estamos falando aqui da realidade de uma empresa que surgiu de parte do capital de uma OUTRA empresa (uma Goodbiz surgiu da outra - referir ao 1o parágrafo). Mas imaginem quantos gastos você já teve até aqui e quanto tempo já perdeu sem poder operar a empresa? O capital de giro vai derretendo e seu payback aumentando.

E as burocracias não param por aí. Dependendo do tipo de empresa, a burocracia continua de forma diferente.
Status atual: esperando a resposta do radar (para importar e exportar) da Receita Federal. (mais burocracias a caminho, e amanhã, mais um dia de filas em cartória!!!! Aguardem... o capeta já está de botuca para amanhã...rsrsrsrs).

Bom, gente... Após sofrer (!!!) na pele o que é abrir uma empresa no Brasil, eu me pergunto: porque as pessoas reclamam tanto que o Brasil não é um país de empreendedores, se há toda essa burocracia por trás d abertura de uma empresa? Porque não há incentivo so pequeno empresário? (Já sei, vc vai lembrar do Simples Nacional, e eu te falo: Esta empresa que abrimos OPTA pelo Simples Nacional, se não optassemos, acho que JÁ estaria louca!!!) Tá certo que trabalhar na ilegalidade também não é o caminho, mas muitas pessoas acabam optando por este lado.
Abrir uma empresa é demorado, é burocrático, é CARO! Taxas, taxas, taxas e tributos e impostos! Muita coisa a ser paga, muita contribuição a ser feita. Você paga impostos quando compra (importa), quando vende, quando declara o $ recebido (várias vezes tributado sobre o mesmo produto! Coisa de maluco!), tem que colocar os impostos devidos no preço do seu produto, fazendo-o ficar 3x mais caro.

Conclusão: o Brasil é um país caro!!!!

E aí, apenas para terminar, estava eu no elevador esperando para subir os 16 andares do prédio e vejo notícia naquela tvzinha que colocam nos elevadores: "72% dos brasileiros não aprovam a criação da nova CPMF para investimento na saúde"... Eu me pergunto: Cadê os outros 28% que acham que devemos tê-la novamente??? Me mostra que eu pego na porrada! rsrsrsrs
Porque depois de pagar TANTO imposto, eu quero MATAR quem aprovar a nova CPMF!!!!!
"Investir na saúde"... AH TÁ, e eu sou o bozo!!! tsc tsc...

E aí, só me resta o seguinte comentário: Isto é Brasil...sil...sil...sil...

Leticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)