domingo, 10 de abril de 2011

A arte do DIY (Do it yourself) - Faça você mesmo

E porque não escrever um post agora, no momento em que estou com a tinta profissional que comprei no cabelo esperando agir? Não hé melhor momento para tal do que agora.
O motivo que me levou a escrever este post foi a arte do Do It Yourself, que ultimamente pareço que pratico bastante e por gostar.

Americanos têm mania disso e possuem diversas lojas no estilo Leroy Merlin, onde você compra acessórios para fazer a reforma/decoração que bem entender em sua casa. Mas o DIY que me refiro aqui é de cuidados de beleza.
Qual a mulher que não pinta os cabelos, faz as unhas, vai ao esteticista fazer limpeza de pele, vai ao centro estético fazer massagem redutora disso, modeladora daquilo, vai à depiladora, etc?
Ultimamente eu tenho feito muitas dessas coisas em casa experimentalmente e têm dado certo. Vou contar um pouco da minha trajetória de DIY para que entendam:

Comecei com manicure em casa. Eu era estagiária em um banco na época que comecei a me preocupar em fazer as unhas. Comecei a saga pela manicure perfeita, pois meus dedos têm muita cutícula e muita pele. Preicisava de uma que conseguisse fazer o serviço direito MESMO.
Depois de muito procurar e achar, senti que os preços começaram a subir assustadoramente. E que fazer francesinha então, estava fora de cogitação.
Comecei a fazer em casa para cortar gastos. Ficava um horror, mas nada como a prática exaustiva para trazer perfeição. Comecei a fazer semana sim, semana não em casa. E no intervalo fazia na manicure. Logo, o serviço foi ficando tão bom que comecei a fazer em casa sempre. Fui visitando constantemente aquelas lojinhas de cosmético grandes tipo Ikesaki e fui me aperfeiçoando com empurrador de cuticula, luvinha que já vem com o hidratante, borrifador, esmaltes e etc. Até a francesinha hoje, consigo fazer eu mesma.

A questão do cabelo demorou mais a evoluir, mas evoluiu. Comecei pintando com aquelas tintas L'oreal e Wella de caixinha que vendem no supermercado. Cada mês era uma cor diferente e eu adorava experimentar cores novas no cabelo, sempre variando do loiro médio acinzentado para o loiro claríssimo acinzentado. O resultado era legal nas primeiras duas semanas, depois começava a desbotar a cor e meu cabelo ficava meio laranja. Resultado, comecei a procurar aquelas tintas profissionais que vc mistura o loiro que quer + o acinzentado e a água oxigenada. Numa atitude de corgem muito tempo depois de usar tintas de caixinha, comprei as tintas profissionais, o potinho para misturar, o pincel e as luvinhas. Até o creme de hidratação pós tinta. MORRENDO de medo, eu consegui fazer a mistura conforme indicado pela moç da loja e eis que ficou um arraso. A cor ficou mto boa, nao desbotou e durou bastante tempo. Fora que paguei o mesmo preço e dura 2 aplicações (2 meses).

Pronto, agora eu já pintava meu cabelo profissionalmente em casa e fazia as minhas unhas da mão e do pé. Aí, acreditem se quiser, há 3 semanas eu estava em casa sem fazer nada e queria cortar a minha franja. Não queria ir ao salão pois o cabelo eu não cortaria ainda. Decidi: vou cortar eu mesma. Já cortei antes quando eu tinha franja curtinha e não terá muito mistério.
Digitei no youtube o seguinte: "como cortar a sua franja" e apareceram diversos vídeos. Vários me chamaram a atenção e alguns deles explicavam perfeitamente. Após assistir a uns 6 ou 7 vídeos, eu decidi fazer eu mesma...rsrs E sim, com a gilete, como ensinava um deles. Primeiro, tirar comprimento com a tesoura, depois desfiar com a gilete. Claro que não cortei da altura que queria, deixei maior, pois se fosse o caso de precisar ir no salão acertar, eu iria.
Resultado: ARRASEI parte 3! rsrsrsrs Ficou bem legal!!!!

O DIY não é para todos, claro. Não que eu esteja me gabando, mas nem é questão de destreza e sim de paciência. Quem gosta, faz. Quem não gosta, nem adianta tentar aprender, pois cada um desses procedimentos que deveria ser feito por um profissional que levou anos para aprender, vc tem que observar minuciosamente e pensar em cada detalhe, pois se alguma coisa sair errada, vc tem que tem um plano B.

Outros procedimentos como depilação e hidratação de cabelo são bastante comuns de serem feitos em casa e eu faço certamente.
Além de ser uma forma de economizar uns trocados, para mim, é uma forma de se distrair um pouco, como quando você faz trabalhos manuais.
Então, se gosta de tentar as coisas e não tem preguiça, do it yourself!!!! Não sabe como? Descubra!
:-D

Leticia F. Mendes

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    gata, depois da última da hidratação do cabelo não tenho coragem de tentar mais nada, hj fui tentar hidratar o cabelo de novo e ele tá parecendo um sebo!!! Sou boa no bordado mesmo!!! kkkk
    bjs!!

    ResponderExcluir
  2. hauhuahauhauhauhauhau... ai teacher, se quiser umas dicas de creme, fale comigo ;-)
    E qdo eu precisar de dicas de bordado, falo contigo...rsrsrsr
    BJKSSS

    ResponderExcluir

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)