quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sobre Educação estrangeira - Minha experiência

Olá, leitores!

Hoje venho com um post de conhecimento empírico que adquiri sobre educação no exterior (modulo online).
Há muitos anos me preocupo com minha educação. Com 17 anos e nada de experiência de vida, fui obrigada a escolher uma carreira: Economia.
Por alguns dissabores da vida, não lutei por uma faculdade de renome, me contentei com a Universidade Paulista. Mas o meu intuito não é promover nem desmerecer a Universidade.
Mas, tenho que admitir que na época eu (nem ng) tinha muita maturidade.

Bem, hoje, depois de quase 2 anos após o término do meu bacharelado em Economia, tem o suficiente para que eu pensasse em alguma especialização, finalmente achei uma área que me ajudará em muitos quesitos e será divertido estudar: Comunicação e Marketing.

Então, lembrei do meu sonho de garotinha (15 anos de idade) que era estudar fora. E foi aí que as buscas começaram: Graduação no exterior? (outro curso). Pós graduação? (como funciona isso lá fora?). MBA? Curso de Especialização?

Comecei a sonhar alto: Harvard, Yale, Dartmouth, Columbia... (Ivy Leagues, claro. Se é pra sonhar, que seja lá na pqp!).

Aí veio a parte dos custos. Desanimei. São cerca de 100mil dólares americanos (anuais) só de curso, mais a admission fee, technology fee, library fee, student-parent fee, dormitórios... JESUS!
Basicamente, eu tinha que ser milionária. Desanimei!

Resolvi abaixar a minha crista e procurar as universidades públicas de lá, como a University of Florida, Michigan e a Pennsylvania State University.
GUESS WHAT?
Elas também são pagas! rsrsrs
São tuitions anuais, não são Tão exorbitantes, mas são CARAS (em média, R$50.000,00/ano), MAS incluem o material didático (AHHH, TÁ! Agora eu consigo pagar! rsrsrsrsrs)

Desanimada duplamente, comecei a procurar alternativas aqui no Brasil mesmo. As Ivy Leagues brasileira.
E aí, me veio à cabeça: Cursos Online. Sim, MBA Online. A FGV e a Ibmec (equivalentes à Ivy League) proporcionam esta experiência a um preço MUITO mais acessível. Mais ou menos, R$800,00/mês. Ok, razoável. E o diploma não é emitido como ONLINE.

Um pouco mais animada, porém, inconformada, sempre pesquisei algumas coisinhas aqui e ali sobre estrangeiros que procuram estudos lá fora. MBA Online nas Ivy Leagues, eu pensei!!!
YES! Agora vai!
Não foi!!!
1º: Custa mais caro do que um MBA Online AQUI da FGV e Ibmec.
2º: É pago em moeda estrangeira, difícil de fazer a transação.
3º: É a vista. Americano não gosta muito de parcelar as coisas.
(Me lembro que paguei suaves R$700,00/mês em meu curso de graduação. Se tivesse que pagar R$8.400,00 a vista anualmente, eu não teria conseguido).

Ok - pensei - não desista!
E foi aí que vi cursos que são creditados (sim, créditos, o sistema norte-americano de créditos nas universidades, que você acumula durante toda a faculdade para poder se formar: créditos de matérias) - e são de gratiiiiiisssss!!!! Aonde: University of California - Berkeley (conhecida como UC Berkeley). Ok, não é uma Ivy League, mas é tão boa quanto.
Claro, existem critérios para vc atender às matérias.

1º: Inglês avançado
2º: inscrição (é de gratis)
3º: organização, comprometimento consigo mesmo e força de vontade

Ressalto o 3º item! Porque? Imagine que você está fazendo um curso que já foi ministrado há alguns meses nesta Universidade UC Berkeley. Vc assiste a video-aulas (elas são bem reais, vc ouve comentários de alunos, risadas, discussões e etc...me senti sentada numa daquelas salas de univ. que vemos em filmes), faz tarefas que ninguém vai te cobrar (pq são matérias já ministradas antes - por isso, gratuitas), PODE se quiser enviar as tarefas por email para os professores avaliarem, faz uma avaliação que vc não receberá NADA em troca.
Só consegue quem realmente tem um objetivo, que pode ser: 1- DIVERSÂO; 2- UM OBJETIVO FINAL.

O meu caso, se aplica ao 2.
Com os créditos obtidos pela UC Berkeley, pretendo me inscrever na pós Graduação ONline da Cornell University (aí sim...rsrs). Cornell, que faz parte da Ivy League, está com este curso que me interessa de Marketing Strategy. Conseguindo o diploma deste curso ( passarei a ser, para os Estados unidos, uma "baccalaureate"), que é o mesmo que uma pós strictu senso daqui, aí, minhas portas se abrem para um MBA lá fora sem muita burocracia.

Bem, explicações?
Simples. O FED não te auxiliará com bolsa de estudos sequer parciais pois você não é cidadão norte-americano. As Universidades lá fora tem uma política de admissão que é O CÃO CHUPANDO MANGA, principalmente para alunos de fora, que têm que provar até a cor da cueca para PAGAR para estudar.
Mesmo nas públicas, como citei acima.

Bom, então, o caminho mais "simples" que encontrei, foi:
1- Fazer matérias online creditivas na UC Berkeley;
2- Pagar cerca de R$6.000,00 na pós Online da Cornell University - conseguir o diploma, sendo agora baccalaureate por uma escola de renome, aos olhos americanos;
3- Tirar o GMAT (ou GRE);
4- Fazer o TOEFL (ou IELTS);
5- Recolher cartas de recomendação de conhecidos, empresa q trabalhei e faculdade com as minhas notas (já que não fui a melhor aluna da UNIP, preciso fazer bonito do GMAT ou GRE);
6- Agora sim, eu posso preencher o formulério FAFS (mesmo sem um Social Security Number), para poder preencher o formulário de Bolsa da Pennsylvania State University para poder fazer o meu MBA online, em outro país, talvez... sem pagar nada. Talvez... pagando não mais do que um valor simbolico que eles estipulem.

Rsrsrs... soa até engraçado! Mas foi a escolha que fiz. E olha que não dependo de currículo, pois tenho a minha empresa. Apenas, FOR THE FUN OF IT!!!

Mas confesso, estou realizando um sonho de menina escutando as aulas de Media Studies - C104C, 001 - Spring 2012. By Geoffrey Nunberg e Paul Duguid em UC Berkeley.
Baixei aplicativos no celular, encomendei minha T-SHIRT do CAL BEARS (Atlética da universidade) e estou super motivada!
Como é bom voltar a estudar, mesmo com todas as dificuldades que o sistema de ensino norte americano nos impõe.

TIO SAM, É SEMPRE BOM FAZER NEGÓCIOS  COM VOCÊ!

#sarcasm!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)