quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Não toque nas minhas Nora Roberts!"

O post de hoje, após um bom tempo - confesso, sem inspiração alguma - é sobre várias coisas. Em geral, uma aventura literária. Bem não ao pé da letra. Deixa eu explicar...

Hoje fui até a Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Paulista) pegar um livro que havia encomendado. o 11o livro da saga True Blood da Charlaine Harris (mulher, para de escrever! Não tô conseguindo acompanhar, rsrsrs) - O Dead Reckoning.
É lógico que aquele lugar é o antro dos pocket books em inglês e de minhas novelinhas que tanto amo, fui sem a menor pressa do mundo (ok, talvez um pouco de pressa, tava na hora do almoço) e vasculhei livro por livro.

Como sempre, algumas sagas e novelas me chamaram a atenção, mas me segurei para não comprar nada pois ainda estou terminando a saga Hush Hush e tenho que ler Dead Reckoning.
Reparei algo interessante: Como a Nora Roberts escreve, não?! Jesus!
São MUITOS livros em diversas sessões da livraria!!!
Eis que um com uma capa (e história) interessantíssima me chamaram a atenção: Vision in White, o primeiro livro do quarteto: The Bride Quartet - Nora Roberts.
Achei finalmente o formato de livros em série que mais amo: QUANDO ELES VÊM TODOS JUNTOS NUM BOX SET....rsrsrs
Quer ver meus olhos brilhando? Me coloque de frente para um box set de livros (de preferência bem grossos) e do gênero novel... Assim...


Ou Assim...






Meus olhinhos brilham, eu fico hipnotisada e, mesmo que eu não conheça a saga, se for de um gênero que eu goste e for barato (geralmente os pockets são), eu compro! rsrsrs


Bem, voltando à Nora, resolvi ver a prateleira Nora Roberts da Livraria Cultura e pesquisar o que mais ela tem de bom. Sempre resisti à novels como as dela e do Nicholas Sparks. Acho muito mela-cueca, sem ação e drama. Nada contra quem curte, mas não faz meu estilo (A Drama-Queen em pessoa! rsrs).
Eis que vi alguns títulos espalhados e uma pilha deles, diversificados da mesma autora, paradinhos em cima do balcão.
É claro que fui com a minha mãozinha lá na pilha de livros fuçar...afinal...adoooooro comprar livros com as mãos, e não pela internet.
Foi quando ouvi um: "Eu separei estes livros para mim" - da moça que estava abaixadinha procurando uns livros na prateleira de baixo.
Eu olhei para ela, sorri e falei: "Só tô dando uma olhadinha" - e minhas mãozinhas nervosas continuaram mexendo nos livros. Claro que eu não pegaria nenhuma, estava apenas folheando e no máximo perguntaria a ela onde ela os achou. Perguntaria até uma indicação para 1a literatura de Nora Roberts, quando ouvi um sonoro: "NÃO TOQUE NAS MINHAS NORA ROBERTS"... rsrsrs
Sério!!! rsrsrs Dá pra acreditar? Alguem tão possessivo com livros quanto eu, só que antes mesmo de pagar por eles (eu pelo menos sou assim com os q já paguei...rsrsrs).

Huahuahuahuahuahua, eu fiquei alguns segundos tentando entender se ela estava brincando, mas pelo olhar dela, que não era nada acolhedor, percebi que era verdade.
Aparentemente ela havia feito uma pilha de "UM DE CADA UM DE TODOS" dos livros da Nora e levaria todos, ou alguns, ou nenhum. O fato é que ela me assustou! (gente louca).
A vontade foi de bater a mão na pilha de livros, derrubar tudo no chão e sair correndo...rsrsrs
Mas primeiro que eu estava com o livro do True Blood na mão para ir pagar (e nem morta que eu desistiria desse livro) e segundo que quem teria que arrumar depois, eram os funcionários da loja, que não tinham nada a ver.

Gente MUITO louca por aí. rsrs Coloquei um sorriso no rosto meio querendo dizer: "Freak!!!!" e saí de perto.

Já na volta para a parte chata da Av. Paulista (Brigadeiro), me deparei com aquelas maquininhas no metrô, onde vende uns livros. Mas eles não têm preço fixo, vc paga quanto acha que vale, escolhe o livro e voilà!!!!

Bem, quanto eu ACHO que vale um livro? Vamos lá! Aqui vai meu manifesto intelectual de autora. Sim, aqui estou defendendo o lado autora Charlotte Duchesse.
Você passa dias, horas, meses escrevendo um livro. Você põe sua alma nele, você edita, cria capa, personagens, se apaixona pelos personagens, chora escrevendo, conversa com pessoas para ter feedbacks, para alguém virar e dizer que, de repente, seu livro vale 2 reais?

Muitos sabem que não escrevo por dinheiro, não dependo da venda dos meus livros, mas sei o quanto eles valem, e não é 2, 3, 5 reais.
Eu sei que isso acaba promovendo o autor, os livros e etc, e que é um incentivo à cultura, à leitura. Mas FOR GOD, aquela maquininha é de uma editora.
Quer popularizar? Faça versões affordable, como os pockets que tanto amo. Nos EUA, um pocket custa em média, 8 dólares. E aí há a versão book, hard cover, paperback, etc... para todos os tipos de bolso.
Por exemplo, eu comprei uma trilogia há um tempo chamada L.A Candy da Lauren Conrad. Eu paguei na época 50 reais em 3 livros, preço perfeitamente acessível.
Depois que li o 1o livro e não gostei e demorei para ler os outros 2, eu pensei: Que caro!
Valor é relativo. Se eu já li o livro posso avaliar. Se não, no way! Por isso existe preço de etiqueta.
Como avaliar o preço de uma obra de arte? De uma aula? De um imóvel?
Você não sabe quanto de esforço, suor e investimento a pessoa colocou ali.

Fica aqui o meu "Manifesto NADA comunista"!!! rsrsrs

Por fim, termino o post com um wish fulfillment: Um dia, eu ainda saio da Livraria Cultura carregada de séries e sagas em pocket books!

Próxima leitura: The Bridal Quartet - Nora Roberts

:-D

See you then!

Charlotte D.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Amiga, eu era assim com meus livros... Mas isto é uma longa história que depois eu publico no blog... mas que essa mulher é meio possessiva ah isto é!!!
    bjs e parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahauhauhau...Ana, achei engraçado pq os livros tecnicamente AINDA não eram dela...ahuahauhauhauhau
      Ela ainda não havia passado no caixa :-P

      Imaginei aquela cena do senhor dos anéis, em que o Gólum (o monstrinho do mau) pega o anel, esconde e fala: "My Preciousssss" (esfregando as mãozinhas) ahuahuahuahauh

      Eu AMO meus livros, principalmente esses pockets q compro. Q sao baratinhos, vagabundinhos, mas AMO tds eles. Tbm sou possessiva, mas só do caixa da livraria para fora...ahuahauhauhua

      Amiga, faz o post então sobre sua possessão com os livros, fiquei curiosaaaaa...ahuahuahua
      BJS

      ResponderExcluir

      Excluir

Pleaseee, comentem! Uma escritora sempre quer opinião alheia! ;-)